Ciclo temático "Leituras críticas sobre a experiência da cidade" | Sessão Especial "Double Bill: Apropos London"

June 04, 2018

Grupo Arte, Crítica e Experiência Estética | Ciclo temático "Leituras críticas sobre a experiência da cidade" - Sessão Especial "Double Bill: Apropos London"

 

10h00-13h00 

- Graeme Gilloch (Lancaster University, UK), “Apropos London: ‘city symphonies’ and ‘poetic journeys’ / A propósito de Londres: 'sinfonias urbanas' e 'passeios poéticos'”

Sala 0.06 - Edifício I&D, piso 0 - FCSH, Av. de Berna, 26, Lisboa

 

15h00-18h00 

- Film screening / Visionamento de London de Patrick Keiller (1994)
- Presentation by / Apresentação de Inês Sapeta Dias (Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca), "Ruins and fragments in the Lisbon of the Portuguese cinema in the 90's / Ruínas e fragmentos na Lisboa do cinema português dos anos 90"
- Discussion with / Discussão com Graeme Gilloch e Maria Filomena Molder

Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca, Largo Calvário, 2, Lisboa (edifício de A Promotora)

 

Abstracts / Resumos:

Graeme Gilloch: Alex Barrett’s acclaimed monochrome documentary London Symphony: A Poetic Journey through the Life of a City (2017) provides the occasion here for a critical exploration and reconsideration of the city symphony form as inaugurated back in the 1920s by Walter Ruttmann’s pioneering modernist film Berlin-Sinfonie einer Großstadt  (1927). Situating Barrett’s film in three key contexts – as part of a particular cinematic-historical genre; as one of numerous ‘London’ films portraying the capital; and, more widely, as a timely snapshot of this quintessential 21st century global city – the paper examines how this cinematic homage exemplifies both the aesthetic merits and the political deficiencies of the city symphony idea. To this end, I draw upon Ruttmann’s most insightful and prescient critic – Siegfried Kracauer – to appreciate and to interrogate this self-styled ‘poetic journey’ of a man with a digital movie camera through the contemporary metropolis. 

O aclamado documentário a preto e branco de Alex Barrett, London Symphony: A Poetic Journey through the Life of a City (2017) dá-nos a oportunidade de fazer uma exploração crítica e de reconsiderar o género da sinfonia urbana, tal como foi inaugurado nos anos 20 pelo filme modernista de Walter Ruttmann, Berlin-Sinfonie einer Großstadt (1927). Situando o filme de Barrett em três contextos chave - como parte de um género histórico-cinematográfico particular; como um dos inúmeros filmes 'London' que retratam a capital; e, de forma mais lata, como um retrato oportuno desta metrópole global típica do século XXI - o capítulo analisa como é que esta homenagem cinematográfica exemplifica tanto os méritos estéticos como os defeitos políticos da ideia de uma sinfonia urbana. Com este propósito, baseio-me no mais perspicaz e inspirado crítico de Ruttmann - Siegfried Kracauer - para avaliar e interrogar este autoproclamado "passeio poético" de um homem com uma câmara de filmar digital pela metrópole contemporânea.

Inês Sapeta Dias: “He said that London was now a city of fragments that were no longer organized around the center and that if we were to find modernity anywhere it would be in the suburbs. And so it was that we returned to the valley of the river Brent.”
This presentation will happen in two steps. First, and right after the projection of London, by Patrick Keiller (1994), we will follow the concepts of fragment and ruin as they are activated in the film (which is a cartography guided by quotations, from where the quotation above was taken). And afterwards we’ll follow the ways in which the same themes – ruin and fragment – take part in the Lisbon of Portuguese cinema, mostly in the (same) 90’s: from the literal inclusion of the Chiado ruins in the texture of some films as Três Palmeiras (João Botelho, 1994) or Recordações da Casa Amarela (João César Monteiro, 1989); to the ruin as the image of a certain experience of the city – a fragmented experience that in films like Os Mutantes (Teresa Villaverde, 1998) ends in an expulsion of the characters from the center (of the city and of the shot).

“Disse que Londres era agora uma cidade de fragmentos que não estavam já organizados à volta de um centro e que se viéssemos a encontrar a modernidade nalgum sítio, seria nos subúrbios. E foi assim que regressámos ao vale do rio Brent.”
Esta apresentação terá duas partes. Numa primeira, e logo a seguir ao visionamento de London, de Patrick Keiller (1994), seguiremos as noções de fragmento e ruína tal como são jogadas nesse filme (que é uma cartografia guiada por citações, de que se retirou a citação cima). Numa segunda parte a proposta é a de abordar os modos pelos quais os mesmos temas - ruína e fragmento – se jogam em Lisboa tal como é tratada pelo cinema português, sobretudo nos (mesmos) anos 90: desde a inclusão, literal, das ruínas do Chiado na textura de alguns filmes como Três Palmeiras (João Botelho, 1994) ou Recordações da Casa Amarela (João César Monteiro, 1989); até à ruína como a imagem de uma certa experiência de cidade – experiência irreconciliavelmente fragmentada que em filmes como Os Mutantes (Teresa Villaverde, 1998) culmina numa expulsão das personagens para fora do centro (da cidade e do plano).

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