Nélio Conceição
Investigador Doutorado Contratado e Coordenador do CultureLab

Nélio Conceição é investigador integrado do Instituto de Filosofia da NOVA, onde coordena o CultureLab. Doutorou-se em Filosofia (Estética) na FCSH-UNL (2013) com uma tese que trata da relação entre filosofia e fotografia. Os seus interesses de investigação incidem sobre a estética, a filosofia da arte e a filosofia contemporânea. Neste âmbito, tem trabalhado sobre o pensamento de autores como Walter Benjamin e Siegfried Kracauer, e sobre questões ligadas aos valores estéticos, ao conceito de jogo, à filosofia da fotografia e à filosofia da cidade, em particular na sua dimensão estética, social e política. Foi investigador visitante da PUC – São Paulo e do ZfL – Berlim. Coeditou os volumes Aesthetics and Values: Contemporary Perspectives (Mimesis International, 2021) e Conceptual Figures of Fragmentation and Reconfiguration (IFILNOVA, 2021). Entre 2018 e 2022, co-coordenou o projeto de investigação “Fragmentação e reconfiguração: a experiência da cidade entre arte e filosofia”, financiado pela FCT. Leciona no âmbito da estética, do pensamento de Walter Benjamin e da relação entre arte, filosofia e cidade.

Publicações
+
capítulos de livros
+
artigos em revistas científicas
+
artigos em atas de conferência
+
2011
CultureLab • artigos em atas de conferência
Descrever fotografias, descrever a fotografia: entre Husserl, Barthes e Benjamin (Describing photographs, describing photography. On Husserl, Barthes and Benjamin)
Descrever fotografias, descrever a fotografia: entre Husserl, Barthes e Benjamin (Describing photographs, describing photography. On Husserl, Barthes and Benjamin)
Nélio Conceição
H. Brito (Ed.), Filosofia e Literatura 2: Descrever Arte. Actas do 2.º Colóquio de Filosofia e Literatura (pp. 105-122). Lisboa: Instituto de Filosofia da NOVA.