Workiteph - Network on Italian Thought

          and European Philosophies
 

               http://www.workiteph.com/about-us/

 

Pensamento ético na filosofia europeia do século XX
 

Secção de investigação do IFILNOVA / EpLab – Universidade Nova de Lisboa
                                       coord. Gianfranco Ferraro

 

No âmbito das actividadades da rede internacional “Workiteph”, esta secção de investigação tem como objectivo principal o desenvolvimento de uma investigação sobre o pensamento ético e político de alguns aspectos da filosofia continental do século XX, e particularmente de autores italianos.

O projecto Workiteph desenvolve-se a partir da exigência de aprofundar as potencialidades da filosofia continental na compreensão do nosso presente, na linha dos paradigmas contemporâneos do pensamento ético e político que fazem referência à “French Theory” e ao “Italian Thought”.

O trabalho da secção, que começou em março de 2017, e que se desenvolve em workshops, seminários, grupos de leitura e conferências, articula-se conforme três vectores: vida, conflito, comum, subjectivação ética.

No ano de 2017-2018 a secção desenvolve uma parte das suas actividades em colaboração com o grupo Cultura, Poder e Identidades do IHC - Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa numa parceria com os investigadores Ana Bigotte Vieira, João Santos e Luhuna Carvalho (convidado).


Actividades desenvolvidas:

 

          -  International Conference: “Government of Self, Government of the Others. Ethical and political questions in the late Foucault” (org. M. Faustino, G. Ferraro, Luís de Sousa), 6-8 de Março 2017;

          - Conference: “Political conflict and human nature” prof. Mario Marino (Universidade de Cottbus), 28 de Abril 2017.

 

 

Institutions

FCT
FCSH