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Gratuitous Violence & Free Will in a Nihilistic Age

19 a 20 de Setembro de 2019

O Lisbon Nietzsche Group e o Art of Living Research Group têm o prazer de o/a convidar para Conferência Internacional "Gratuitous Violence & Free Will in a Nihilistic Age (with a subsection on J. M. Coetzee's Disgrace)", que terá lugar nos dias 19 e 20 de Setembro na sala Multiusos 2 no Edifício ID.

Nem sempre os debates filosóficos acerca da natureza do livre arbítrio estiveram relacionados com o tema da violência. O progresso maciço da industrialização e da tecnologia, no entanto, alinhado com um crescente secularismo que varreu a Europa a partir da segunda metade do século XIX, abriu caminho para um debate intelectual sobre a existência e a importância de todo e qualquer conjunto de valores e normas atemporais. 


Esse cepticismo veio a chamar-se, nas altas esferas da discussão intelectual no Velho Continente, "niilismo". Apoiando-nos na história, podemos pensar que tal ameaça a valores sociais compartilhados desembocaria em crises de extrema violência, magistralmente representadas na ficção europeia, alastrando-se ao nível da política internacional. 

 

Os organizadores:

Ana Falcato, Paolo Stellino, Luís Aguiar de Sousa

 

PROGRAMA

September 19

9:30-10:00 Registration and Welcome

10:00-11:00 Plenary Talk: Christopher Janaway (University of Southampton), Nihilism and Negation in Nietzsche and Schopenhauer

11:00-11:30 Coffee Break

11:30-13:00 Papers (Section: Historic and Philosophic Approaches to Violence and Free Will)

Luís de Sousa (New University of Lisbon), Nietzsche on Cruelty and Free Will
Jakub Nikodem (University of Warsaw), Gratuitous Violence as a Manifestation of Power: Understanding Violence with Hegel and Benjamin
Boris Lezaja (University of Erfurt), Heteronomy & Violence: Sartre’s Ontology of Violence in the Context of his Social Phenomenology

13:00-14:30 Lunch Break

14:30-15:30 Papers (Section: Violence and the State)

Nathalie Cadena (Juiz de Fora Federal University), Brasil, um ambiente de violência gratuita
Gregory Esheya (Nnamdi Azikiwe University), The Nigerian State and the Challenge of Terrorism
Gianfranco Ferraro (New University of Lisbon), A violência mafiosa como forma de vida: uma abordagem foucaultiana

15:30-16:00 Coffee Break

16:00-17:30 Papers (Section: Violence and the Moving Images)

Liliana Rosa (New University of Lisbon), A violência no cinema de Michael Haneke
Isabel Sargento (New University of Lisbon), Violência Gratuita em “Fight Club” e em “Salò ou os 120 dias de Sodoma”
Paolo Stellino (New University of Lisbon), Aestheticizing Murder. Hitchcock’s Rope and the Alleged Right to Crime of Superior Individuals

17:30-18:30 Plenary Talk: Luca Lupo (University of Calabria), 'To Rub One's Boots over with Its Victims Fat' - Conscious and Unconscious Violence

 

September 20

9:00–10:00 Plenary Talk: Edmilson Paschoal (Paraná Federal University), Esquecimento ou amnésia? Paradoxos da memória e da justiça

10:00-11:30 Papers (Section: Violence and Fiction)

Rita Sousa Lobo (Psychologist and Psychotherapist, Lisbon), Os grupos kafkianos
Marco Piazza (Roma Tre University), Violence, Evil, and Free Will: Guimarães Rosa’s Reading of Nietzsche

Sara Teles Varela (New University of Lisbon), Bernardo Soares: entre o Tédio, o Desassossego e a Violência Gratuita 11:30 – 12:00 Coffee Break

12:00 – 13:00 Plenary Talk:: Gabriel Albiac (Complutense University of Madrid), Sujeitos sem sentido: De Mersault a Lurie

13:00-14:30 Lunch Break

14:30-16:00 Papers (Section: Violence and Fiction)

Julia Okolowicz (University of Warsaw), God as “A Simple White Butterfly”: Liberation and the Nature of Evil in Anna Maria Ortese’s “The Iguana”
Kristin Hreror (Seoul National University), Discipline, Punish, and…? Gratuitous Violence as Identity Affirmation
Ana Falcato (New University of Lisbon), An Ambiguous Barbarism: the Writer’s High-Hand in chapter 11 of Disgrace

16:00-16:30 Coffee Break

16:30-17:30 Plenary Talk: David Attwell (University of York), “‘Blind Force and Mute Suffering’: Gratuitous Violence, Representation, and Aesthetic Hazard in J.M. Coetzee’s Disgrace and Its Afterlives”.

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